Vantagens de diversificar o canal de vendas do seu negócio

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Vantagens de diversificar o canal de vendas do seu negócio
Imagem: Pixabay

Procurando maneiras de aumentar seus lucros? Então, acompanhe este artigo e conheça algumas vantagens de diversificar o canal de vendas do seu negócio.

Tão importante quanto decidir empreender é conhecer a fundo os canais de vendas disponíveis e investir naqueles que melhor combinam com o seu negócio, ou público. No entanto, esta pode ser uma tarefa complicada, especialmente para quem está começando.

Se você tem uma empresa e está buscando maneiras de aumentar seus lucros, vale a pena acompanhar este artigo e conhecer algumas das vantagens de diversificar o canal de vendas do seu negócio.

Conheça 6 vantagens de diversificar o canal de vendas do seu negócio

  • Maior alcance do seu público-alvo

Quanto mais canais de vendas você tiver à disposição do seu negócio, maiores serão as suas chances de alcançar o público-alvo do seu negócio. Afinal, por mais que ele tenha um perfil em comum, as pessoas não são todas iguais e, nem todas possuem os mesmos hábitos de consumo e visitação on-line.

Estando presente em diferentes canais de vendas, como marketplaces, redes sociais, site próprio e mais, suas chances de conquistar um número maior de clientes serão bem mais interessantes.

  • Garantia de manter seus produtos no ar

Marketplaces e redes sociais sofrem alterações de regras constantes, que podem acabar afetando seu negócio, ao contar com um site próprio, além desses canais de vendas, você terá a garantia que, mesmo que uma dessas plataformas tire seus produtos do ar, as outras ainda estarão funcionando.

  • Agregar valor à sua empresa através de conteúdos informativos

Ao contar com diferentes canais de vendas é possível usar alguns deles como ferramenta informativa, a fim de agregar valor à sua marca, ou produtos. Isso mostrará aos seus clientes que você se importa com eles e não está interessado apenas em lucrar.

Para isso, vale a pena investir em blogs que permitam a conversão, usando estratégias de marketing de conteúdo em artigos informativos. Como fazem, por exemplo, algumas seguradoras quando publicam artigos ajudando a sanar dúvidas pertinentes ao nicho de mercado, por exemplo, com temas “como contratar o seguro auto para carro de leilão” e usam eles para direcionar seus leitores aos seus canais de vendas.

  • Estreitar os laços com sua audiência

Estar presente e ativo em diferentes canais de vendas, além de ajudar a aumentar seus resultados, pode auxiliar ativamente no estreitamento de laços com seu público, fazendo com que eles deixem de ser apenas clientes e passem a se sentir amigos da empresa.

Essa estratégia é excelente quando o assunto é fidelização dos clientes, portanto, esteja atento a esse detalhe.

  • Oferecer diferentes meios de pagamento

Algumas formas de pagamento não são aceitas em determinados canais de vendas, por isso, estar presente no maior número possível de canais, poderá lhe garantir uma maior variedade de formas de pagamento. O que, no final das contas, poderá facilitar as compras para seus clientes.

  • Maiores ofertas de promoções

Alguns canais de vendas oferecem promoções exclusivas a seus participantes. Portanto, estar presente no maior número possível deles, pode ajudar a promover seu negócio, ampliando suas chances de vendas.

Quais são os canais de vendas mais interessantes?

Entre todos os canais de vendas disponíveis na atualidade, certamente o mais importante entre eles é o site próprio da empresa, para a venda direta de produtos e serviços.

No entanto, existem outros que podem ser extremamente interessantes como as redes sociais, por exemplo. Segundo uma pesquisa realizada pelo DatarePortal, apenas em janeiro de 2020 o Brasil contava com 150,4 milhões de usuários de redes sociais.

 A mesma pesquisa indicou ainda que a média de horas diárias de uso das redes sociais desses brasileiros é de 3h30min. São esses dados que fazem destas plataformas os melhores canais de vendas da atualidade.

Quando falamos em principais redes sociais, vale a pena considerar canais como o Facebook, Instagram e WhatsApp. No entanto, antes de investir nesse nicho, vale a pena pesquisar quais são as plataformas mais acessadas pelo seu público-alvo, ou mesmo persona da sua empresa.

Além da possibilidade de aumentar suas vendas e consequentemente seus lucros, a maior variedade de canais de vendas pode ser muito útil para melhorar o relacionamento da sua marca com seu público.

Não abra mão um canal de diálogo, onde sua audiência poderá conhecer melhor sua marca, seus produtos, promoções, tirar dúvidas, fazer reclamações, sugestões e muito mais. Tudo isso contribuirá diretamente para o crescimento do seu negócio.

Seguindo essas dicas e estando atento a todas as vantagens de diversificar o canal de vendas do seu negócio, estamos certos que em pouco tempo você começará a ver os resultados desse investimento.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.

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