Por que investir em endomarketing na sua indústria?

0
127
Planilhas Prontas em Excel

É inegável que o marketing digital veio para transformar as relações mercadológicas, captando clientes por meio de sites, redes sociais e e-mail, fortalecendo o nome de marcas e gerando mais lucros. No entanto, não basta apenas pensar na empresa por fora, visto que o andamento interno gera muitos impactos internos. 

Suponhamos que você trabalhe com projetos de refrigeração comercial e industrial, oferecendo equipamentos como o balcão refrigerado pequeno, a geladeira expositora, a câmara fria etc. Certamente, você irá precisar contar com profissionais experientes e bem treinados, capazes de entender as necessidades específicas de cada cliente. 

O endomarketing surge justamente para contribuir nessa ponta, baseando-se em técnicas e estratégias que irão garantir um maior comprometimento do colaborador com a empresa, o que interfere diretamente nos resultados. Quer entender mais sobre por que investir nesse modelo de marketing? Continue acompanhando esse artigo e saiba mais! 

Otimiza a comunicação interna 

Pense em um processo de produção de uma máquina industrial. Antes do motor Weg 2cv ser aplicado no equipamento, diversas outras etapas precisaram ser desenvolvidas. Sobre elas, é fundamental destacar que não apenas de desenvolvimento, mas também de planejamento, o que inclui o estabelecimento de objetivos e metas. 

Ao investir em endomarketing, uma empresa abre um canal de comunicação entre equipes, bem como entre colaboradores e lideranças, fator indispensável para quem deseja conseguir melhores resultados. Isso porque uma equipe engajada e alinhada é capaz de assegurar um fluxo contínuo e otimizado, o que é excelente para o andamento geral da organização. 

É indispensável destacar que a comunicação interna também contribui para gerar um ambiente mais adequado de trabalho, no qual os colaboradores podem ter um diálogo aberto com os líderes e gestores para identificar o que está bom e o que está ruim, buscando alternativas para gerar melhorias a curtos, médios e longos prazos. 

Aumenta a produtividade e a lucratividade 

A desmotivação de um colaborador é algo extremamente preocupante, visto que ele tende a apresentar baixa produtividade e falta de atenção, o que em um ambiente industrial pode ocasionar uma série de acidentes. Assim, o endomarketing costuma atuar para contornar esse problema. 

Para entender melhor como isso funciona na prática, vamos usar um produto muito popular no mercado: o desengraxante alcalino. Se você adquirir uma substância de procedência duvidosa, provavelmente estará comprometendo o visual da superfície que será limpada e até mesmo a sua saúde. 

No caso da falta de investimento em endomarketing em uma indústria, ela pode gerar um clima organizacional estressante, que irá diminuir o rendimento dos profissionais e pode até mesmo ocasionar afastamentos médicos, o que poderá sobrecarregar outros colaboradores e impactar negativamente nos lucros. 

Diminui o turnover e facilita o overloading 

Já foi até uma loja procurar por um funcionário específico para te atender e recebeu como resposta: “ele não trabalha mais aqui?”. Infelizmente, isso é mais comum do que se imagina e os prejuízos são irreparáveis, especialmente quando pensamos no setor industrial, que atua com vendas mais complexas. 

Por ajudar na melhoria do clima organizacional, o endomarketing tem um papel direto na diminuição do turnover (rotatividade de funcionários), garantindo que uma empresa consiga reter seus grandes talentos. Não só isso, as técnicas ajudam na contratação de novos colaboradores. 

Em suma, isso é alcançado devido ao fato que fica mais fácil identificar o que uma pessoa precisa para se ajustar a uma equipe, o que vai muito além dos conhecimentos que ela tem para a vaga. Dessa maneira, ele otimiza inclusive a adaptação das novas contratações, favorecendo para o fluxo de trabalho. 

Gostou do nosso post sobre por que investir em endomarketing na sua indústria? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Planilhas Prontas em Excel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário
Por favor, digite seu nome