Quais são as melhores ferramentas de gestão empresarial

0
113
Planilhas Prontas em Excel

Todo empreendedor precisa logo no início saber que para ter sucesso, vai precisar fazer uso de ferramentas de gestão empresarial.

Isso porque essas ferramentas vão ajudar a levantar dados valiosos e com isso atingir uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Reduzir os custos operacionais;
  • Se antecipar a variáveis do mercado;
  • Diminuir o número de turnover da empresa;
  • Melhorar as ações de marketing;
  • Constatar erros sistêmicos que prejudicam a empresa;
  • entre outros benefícios.

Como funcionam as ferramentas de gestão empresarial

Se você está iniciando uma empresa que vende forno elétrico de embutir, por exemplo, saiba que cada ferramenta de gestão empresarial poderá lhe amparar de uma forma. 

Algumas delas têm recursos similares, mas é importante saber analisar suas características exclusivas e definir qual delas pode oferecer melhores leituras analíticas e apoio para sua linha de produção.

Foi pensando nisso que listamos algumas das melhores ferramentas de gestão empresarial do mercado. Quer conferir? Então veja a seguir. 

KPI (Indicador-chave de desempenho)

Esses são ferramentas de gestão para se realizar diversas medições e o consequente nível de desempenho da empresa ou de um processo específico, para indicar como está o andamento do desenvolvimento na área.

O KPI é usado para coletar dados quantitativos e qualitativos, em busca de respostas para as ações produtivas da empresa. 

Esse tipo de ferramenta precisa ser usada para constante processo de auto-avaliação, por isso torna-se indispensável para uma empresa especializada em tendas para eventos, ou empresa do varejo e indústria em geral.

Matriz GUT (Gravidade – Urgência e Tendência)

Como o próprio nome sugere, a matriz GUT é uma ferramenta de gestão que exige a análise da gravidade, urgência e tendência sobre determinado processo produtivo de uma empresa.

Ou seja, essa é uma ferramenta de gestão empresarial utilizada para priorizar determinadas estratégias que, de acordo com as estatísticas e indicadores levantados na época, apontam a necessidade de investimento prioritário.

Planejamento estratégico

Apesar do nome tradição, o planejamento estratégico é uma das principais e mais usadas ferramentas de gestão para empresas do comércio e indústria.

Ele une em si um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar metas e dar visibilidade para ações futuras. 

Se você está iniciando uma empresa especializada em mesa rustica de madeira por exemplo, o planejamento estratégico faz-se fundamental para lhe municiar de ações e precaver de eventuais mudanças de comportamento de mercado. 

Matriz BCG

A matriz BCG leva esse nome pois foi criada pelo “Boston Consulting Group” e ela oferece uma visão de um portfólio de produtos/serviços de uma empresa baseado no seu desempenho no mercado e seu ciclo de vida.

Esse tipo de matriz é bem perspicaz e utilizado por diversas empresas ao redor do mundo, principalmente para constatar quando é hora de dar um novo passo e inovar.

É importante salientar que diversas empresas tiveram o produto da época nas mãos, só que quando o tempo evoluiu, não souberam dar o passo adiante e perderam para a concorrência. Essa é a importância de levar em consideração a matriz BCB.

Esperamos que essas dicas sobre ferramentas de gestão empresarial sejam valiosas para seu negócio. Ressaltamos a importância de utilizar mais de uma, levando sempre em consideração as que mais se enquadram no seu tipo de comércio.

Caso tenha gostado do texto, compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais pessoas e nos siga mais para mais dicas de gestão empresarial.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Planilhas Prontas em Excel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário
Por favor, digite seu nome