- Texto após a publicidade -
Início Tendências Dicas de Gestão de Pessoas na Época do Carnaval

Dicas de Gestão de Pessoas na Época do Carnaval

0
4563
- Texto após a publicidade -

Já falamos anteriormente das diversas oportunidades e ameaças do Carnaval para um negócio. Um ponto que tocamos nos dois artigos foi sobre a Gestão de Pessoas no Carnaval.

Um feriado longo como esse, que gera inclusive uma certa expectativa nos funcionários, pode se tornar um complicador se não for gerenciado com cuidado, principalmente no caso da empresa ter que funcionar nos dias do feriado.

Separei algumas dicas para não ter mais problemas com o Carnaval e com os feriados.

Dica #1 – Tenha um planejamento

Quem trabalha com Gerenciamento de Projetos sabe que tem que pensar sempre no futuro e antecipar esses dias não úteis de trabalho. O problema é que muitos gestores de outras áreas, na correria do dia a dia, acabam não se planejando para esses feriados até ser tarde demais.

Planilha de Gestão de Pessoas

- Texto após a publicidade -

Aproveite que ainda estamos no começo do ano e já pegue um calendário e pense alguns meses a frente. Se o seu negócio não precisa ficar aberto o tempo inteiro em todos os feriados, vale a pena já se programar para avisar seus funcionários em quais feriados eles deverão ou não trabalhar, até para ajudar no planejamento de vida deles.

Dica #2 – Se não precisar, não obrigue ninguém a ir

Em termos legais existe toda uma discussão se Carnaval é feriado ou não. Você pode conferir mais visões desse debate clicando nesse link. Resumindo: Não existe uma obrigação por lei de ser feriado, sendo uma medida tomada pelo empregador.  O empregador pode ter um respaldo legal para obrigar os funcionários a trabalharem e descontar caso faltem mas Gestão de Pessoas é muito mais do que seguir a lei e pronto.

Existem negócios em que é necessário ter gente trabalhando a toda hora, como indústrias e alguns serviços. Nesses casos, tente fazer algo diferente para seus funcionários e recompensá-los, mesmo que de modo simples, por trabalharem no carnaval. Vale deixar trabalhar de forma mais casual ou até fantasiado, se possível. Adote medidas simples mas que aumentem a moral do time. Vale até mudar a decoração.

Dicas de Gestão de Pessoas na Época do Carnaval 5

Se para o seu negócio não fizer falta aqueles dias de trabalho, vale a pena pensar em liberar os funcionários. Assim eles podem voltar motivados e descansados para bater metas e alcançar resultados no resto do mês. Outra saída nesses casos é liberar o home office (que já listamos como uma tendência forte nesse ano), assim o funcionário não precisa se deslocar até o escritório (evitando o trânsito causado pelos blocos de carnaval, por exemplo).

Dica #3 – Mude as dinâmicas de trabalho

A dinâmica da maioria das cidades muda durante o Carnaval e por causa disso problemas podem acontecer. Pode ter mais trânsito nas ruas, Fornecedores podem não entregar ou entregar com atraso e faltando produtos e até mesmo alguns serviços essencias do seu negócio podem não funcionar. Isso pode acarretar numa perda de produtividade por parte de seus funcionários, que podem ter as rotinas afetadas.

Dicas de Gestão de Pessoas na Época do Carnaval 6

Por isso, utilize essa época de carnaval para fazer outras atividades mais simples e que não exijam tanto do funcionário como organizar documentos, revisar processos, realizar treinamentos internos ou até mesmo repassar algumas metas do planejamento estratégico.

Entenda as expectativas do seu time

No fim das contas a principal dica é: entenda a expectativa dos seus funcionários e tente ser empático com eles. Se ponha no lugar deles, tendo que trabalhar num feriado onde várias pessoas não trabalham. Por isso deixe o clima o mais tranquilo possível e tente alegrar a moral do time com outras atividades no tempo de trabalho.

Se não for necessário que eles trabalhem, tente negociar esses dias para serem trabalhados mais para frente. Inclusive, vale até negociar em quais feriados eles gostariam de trabalhar ou não.

Planilha de Gestão de Pessoas

Tendo planejamento e empatia, é fácil fazer uma Gestão de Pessoas eficiente.

 

- Texto após a publicidade -