Avaliação de desempenho: Entenda os benefícios e diferentes tipos

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LUZ Prime

Você conhece verdadeiramente sua equipe e sabe quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos para que ela atue com mais eficiência? Para entender melhor quais são os erros da gestão de pessoas e como melhorar a performance dos colaboradores, a dica é utilizar a avaliação de desempenho.

Esse tipo de ferramenta ajuda no autoconhecimento dos profissionais e pode ser o segredo para decisões mais estratégicas do RH. Neste post, explicamos um pouco mais sobre os benefícios e principais tipos de avaliação. Confira!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de RH que analisa a performance de um colaborador ou de um grupo durante um período. Dessa forma, o processo mensura de forma sistemática cada pessoa em relação às suas atividades, resultados e potenciais de desenvolvimento.

Ainda, essa análise deve ser feita de tempos em tempos e é preciso considerar o desempenho dos profissionais no início do período, alinhando as expectativas em relação às responsabilidades da função, metas do setor e características culturais da empresa.

Os resultados da avaliação devem ser utilizados como uma orientação para o futuro, embasando ações e estratégias para desenvolver o potencial humano, melhorar a produtividade da equipe e aprimorar a qualidade de trabalho.

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Quais as vantagens de aplicar?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para possibilitar uma atuação mais estratégica do RH e promover uma melhoria dos resultados e da satisfação da equipe. Mas essas não são as únicas vantagens do processo. A seguir, listamos outros benefícios importantes.

Proporcionar conhecimento

Esse é um dos principais benefícios de apostar na avaliação de desempenho. A partir dos dados gerados, os colaboradores conseguem ter um retorno sobre suas atividades e entender o que precisa ser mudado.

Esse autoconhecimento promove uma melhoria nos processos de trabalho e uma maior produtividade. Além disso, a organização também terá mais informações para conhecer melhor seus colaboradores, entendendo potencialidades, limites e reconhecendo talentos.

Melhorar a tomada de decisões

Os dados obtidos com a avaliação de desempenho também direcionam o RH para uma tomada de decisão mais certeira. Assim, é possível trazer mais objetividade e eliminar dúvidas para decisões como promoções e realocações de pessoas. 

Promover transparência

A avaliação de desempenho também estimula o acesso às percepções do outro, de forma mais transparente, por meio dos feedbacks. Assim, esse retorno acaba acontecendo, mesmo que o líder ou gestor não tenha, normalmente, essa iniciativa no dia a dia corporativo. 

Orientar o desenvolvimento

Por fim, os dados obtidos nesse tipo de análise podem ser indicadores importantes para nortear os programas de desenvolvimento, tanto de forma individual quanto em equipe. Avaliando os resultados de performance, é possível entender, de modo mais objetivo, quais pontos precisam de desenvolvimento e investimento de recursos.

Além disso, já que a avaliação funciona como uma ferramenta de autoconhecimento, o colaborador passa a entender quais são seus pontos a desenvolver e pode investir mais energia nessas mudanças.

Quais os tipos de avaliação de desempenho?

Existem diversas formas de aplicar uma avaliação de desempenho na sua empresa. Alguns modelos mais tradicionais, no entanto, têm caído em desuso, como as avaliações 90°, 180° e 360°. Já outras técnicas, por exemplo, as avaliações por competências e comportamentais, estão sendo cada dia mais utilizadas.

Agora, vamos explicar melhor cada uma das principais metodologias. Acompanhe!

Autoavaliação

Nessa avaliação, o colaborador é quem faz a sua própria análise. O processo é realizado por meio de um questionário com questões definidas pela empresa e de acordo com os objetivos da organização.

Depois de colhidas as informações, o gestor se reúne com o profissional avaliado e conversa sobre suas respostas, alinhando resultados e expectativas. A partir da discussão, o RH consegue elaborar um plano de desenvolvimento individual, com o intuito de auxiliar o profissional a desenvolver seus pontos fracos.

Avaliação direta ou 90°

Na avaliação direta, o líder e a equipe de RH definem as competências que devem ser avaliadas no time. Nessa análise, o gestor tem um papel de muita importância, pois é ele quem terá contato direto com cada colaborador.

Assim, líder e RH ficam responsáveis por avaliar performances, orientar, capacitar e dar suporte para que a equipe consiga alcançar metas.

Avaliação conjunta ou 180°

Esse tipo de avaliação consiste na troca de feedbacks entre os colaboradores e seus gestores imediatos. Para tanto, um questionário de desempenho é aplicado em líderes e liderados e cada um deles avalia o outro.

Com os resultados, é possível identificar quais pessoas precisam de uma atenção maior, tanto para a correção de desvios quanto para o desenvolvimento de pontos fortes.

Avaliação multivisão ou 360°

A avaliação 360° considera o feedback de múltiplas fontes a respeito de um mesmo colaborador. Assim, colegas, líderes, clientes e até mesmo o próprio profissional fazem uma análise de desempenho, considerando suas habilidades e competências.

Ao receber a avaliação, é importante que o colaborador esteja aberto para refletir sobre as informações e que o gestor utilize esses dados, não para punir o profissional, e sim para auxiliar em seu desenvolvimento individual.

Avaliação por competências

Essa é uma avaliação que considera conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional. Nesse caso, é feito um questionário com competências técnicas e comportamentais e o primeiro passo é que o próprio colaborador faça uma autoanálise.

Em seguida, o gestor deve mostrar seus pontos de vista ao profissional e, por meio de feedbacks e discussões sinceras, elaborar, junto a ele, um plano de desenvolvimento estratégico.

Avaliação comportamental

A avaliação comportamental é um método atual e inovador que pode ser acoplado nas avaliações de desempenho. Por meio da metodologia, é possível mapear o comportamento dos colaboradores, identificando as principais tendências comportamentais de cada um.

Juntando as informações do mapeamento com as obtidas na avaliação de desempenho, é possível direcionar os esforços de desenvolvimento e investimento de forma mais assertiva.

Como vimos, a avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante para identificar a performance dos colaboradores e promover estratégias mais orientadas para o desenvolvimento individual e de equipe. Ainda, para escolher qual tipo utilizar, é importante considerar os objetivos da organização e as necessidades de gestores e colaboradores. 

Agora que você já entendeu o que é uma avaliação de desempenho e quais os seus benefícios, que tal descobrir também como fazer uma gestão de talentos mais estratégica para melhorar cada dia mais?

Este artigo foi escrito pela Sólides, plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

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