O Que é Sazonalidade?

0
11396
O Que é Sazonalidade
LUZ Prime

Sazonalidade é a variação de demanda sobre determinado produto/serviço de acordo com a época/período do ano. Por exemplo, normalmente hotéis tem a alta temporada nas férias escolares, em especial no verão. Em contrapartida, sofrem na famosa “baixa-temporada”.

Quais os desafios da Sazonalidade?

A sazonalidade influencia diferentemente negócios diferentes e também varia por local. Por exemplo, hotéis no Rio de Janeiro, que é uma cidade turística, ficam mais caros nos finais de semana. Já São Paulo, que é uma cidade empresarial, os hotéis ficam mais baratos. De todo modo, o que acontece é que nos períodos de alta, você tem a possibilidade de cobrar preços mais altos e lucrar mais, enquanto nos períodos de baixa, o movimento diminui.

Portanto, o grande desafio é conseguir gerenciar o seu fluxo de caixa para não gastar todo o dinheiro de uma só vez e precisar de capital de giro para sobreviver aos períodos de baixa. Assim, empresas que tem sazonalidades muito acentuadas, precisam de uma gestão e planejamento financeiro de maior prazo do que as empresas menos afetadas por sazonalidade.

Como Aproveitar e Lidar com Sazonalidades?

A sazonalidade é um aumento ou queda das vendas normais por determinado período. Portanto, as variações podem afetar o desempenho do negócio e devem ser aproveitados sempre que possível. Para isso, seguem algumas orientações de como agir:

  1. Conheça sua sazonalidade: Logicamente, saber o comportamento do seu negócio é o mais importante e a primeira etapa para pensar em qualquer ação. Se você já tem a sua empresa há muito tempo, isso não será problema. Mas se for um novo empreendedor, sugiro que converse com seus concorrente ou fornecedores para entender como as coisas funcionam.
  2. Precifique de acordo com a sazonalidade: Tanto nas sazonalidades positivas (aumentam demanda) quanto nas negativas (diminuem a demanda), você deve ajustar a sua precificação para tentar retirar o maior retorno possível da situação
  3. Busque produtos com maior prazo. Normalmente, sazonalidades afetam produtos/serviços de menor prazo, como, por exemplo, uma diária de hotel. Portanto, uma saída é criar produtos que possam reduzir essa necessidade constante de vendas, como um pacote de diárias para empresas.
  4. Seja enxuto. Isso quer dizer, se o seu negócio tem sazonalidade, busque uma estrutura que lhe permita flexibilidade. Isso envolve diminuir custos fixos com aluguéis, funcionários ou compra de matéria-prima. Por exemplo, para muitos hotéis vale a pena ter uma pequena equipe fixa e contratar por temporada, mesmo que saia mais caro o resto da equipe.

Uma boa maneira de conhecer a sua sazonalidade é ter um controle financeiro constante e que dê dados históricos da sua movimentação. Por isso, sugiro que se esse assunto lhe interessa, que veja nossas planilhas financeiras.

LUZ Prime
LUZ Prime