Envio de E-mail Marketing: Porque Fazer e Como Começar

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Tocar um negócio envolve gerar valor e relacionamento com um determinado público. Criar esse laço tanto emocional como de comunicação direta com os clientes é um desafio constante para todo e qualquer tipo de empresa. É dentro desse contexto que as estratégias de e-mail marketing tomam grande importância.

Porque Realizar o Envio de E-mail Marketing

É por isso que muitas empresas adotam essa estratégia. Enviar e-mail para os clientes ainda é a melhor maneira de mantê-los informados sobre novos conteúdos, lançamentos ou promoções. Apesar de vários outros canais terem surgido, o uso do e-mail para esse tipo de comunicação é o mais amplo, especialmente no Brasil.

Como Realizar o Envio de E-mail Marketing

Uma estratégia de envio de e-mail marketing é baseada em duas grandes frentes: a criação da lista de e-mail e a política de envios. Vamos ver cada uma dessas etapas.

1. Como Montar a sua Base de E-mails

Antes de qualquer coisa começar, o primeiro passo é montar uma base de e-mail cadastrados. Ou seja, criar uma boa maneira de conseguir informações dos seus cliente, tipicamente o e-mail e o nome. As principais maneiras para se conseguir uma boa base são:

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a) Pop-up no site ou blog: Na maioria das vezes, oferecendo um desconto ou algum conteúdo gratuito (livros, palestras, etc)
b) Landings Pages: Também com conteúdos, mas às vezes com campanhas específicas ou concursos
c) Cadastro/Compra no seu Site: Sempre interessante aproveitar esses momentos para cadastrar clientes na sua base, quando se tem um e-commerce

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Esses e-mails devem ser enviados automaticamente para alguma ferramenta de e-mail marketing. Apesar de existirem centenas de opções de ferramentas que podem fazer isso, nesse post vou focar na nossa favorita, o Mailchimp! Principalmente se o seu site ou blog for em WordPress que facilita a integração, pois já existem um plug-in bastante fácil de usar para isso.

2. Criando uma Política/Regra de Envios

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Conseguindo criar os mecanismos de cadastro, o próximo passo é criar uma política ou regra de envio desses e-mails. Para isso, existem algumas perguntas que você deve se fazer:

a) Existem públicos diferentes com necessidades de conteúdos diferentes ou minha base é homogênea?
b) Qual tipo de conteúdo cada público está interessado? Eu sou a pessoa certa para fornecê-lo?
c) Com qual frequência faz sentido eu enviar esse conteúdo selecionado?

Nem todas essas respostas você vai possuir logo no primeiro momento, mas com o tempo e experiência, vai sendo cada vez mais claro o melhor caminho e o que funciona ou não.

Para isso, é importante estar sempre atento às métricas mais importantes como abertura, CTR e CTOR que falamos amplamente nesse outro post.

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