O que é Cultura Organizacional

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O que é Cultura Organizacional
LUZ Prime
O que é: Cultura Organizacional é um conjunto de valores e atitudes, implícitos ou explícitos, divididos pela equipe de uma empresa. A cultua é algo em boa parte intangível e na maioria dos casos só é compreendida por quem está dentro dela. Além disso, esses valores podem ser os mais diversos possíveis influenciando negativa ou positivamente na maneira pelas quais a empresa é gerida.

O que é uma boa Cultura Organizacional:

Não existe certo e errado dentro do universo de cultura organizacional (logicamente, dentro dos limites éticos e legais). O que existe são culturas que estão ajudando o negócio a se desenvolver e outras que estão puxando ele para baixo. Por exemplo, se a sua empresa tem uma cultura de venda muito forte, mas com pouca preocupação com a relação com o cliente e novos concorrentes entram oferecendo um serviço melhor com relação mais estreita e ganha seu mercado, isso vai lhe atrasar. Mas se você tem uma cultura de venda forte e o seu negócio é varejista com pouca diferenciação, talvez isso seja positivo para seu negócio.

Exemplos de manifestações da cultura organizacional:

A cultura de uma empresa é manifestada de centenas de milhões de maneiras, desde um pequeno detalhes de vocabulário até a organização de seu escritório, os nomes dos departamentos e tudo mais. De todo modo, para tentar tangibilizar um pouco para iniciantes no tema, vou demonstrar uma pequena lista de elementos que normalmente são influenciados pela cultura:
  1. Vocabulário utilizado
  2. Cores, logotipo
  3. Perfil de funcionários contratados
  4. Organização do escritório
  5. Como a equipe lida com sucesso
  6. Como a equipe lida com fracasso
  7. Eventos que são comemorados
  8. Relação entre chefes e subordinados
  9. Horário de chegada e saída do escritório
  10. Política de gastos e reembolsos

Benefícios de uma Cultura Organizacional Forte:

A regra geral é que quanto mais forte for a cultura, menos gestão formal será necessária e vice-versa. Uma cultura forte é aquela que é compreendida e seguida pela maioria da equipe, sem precisar de muitas regras e ordens oficiais para isso. Quando se tem uma cultura forte, você terá o seguintes benefícios no seu negócio:
  1. Melhor tomada de decisão: Uma equipe que vive a cultura do negócio, sabe definir exatamente as prioridades e por isso toma decisões mais rápidas e com maior qualidade.
  2. Menor turn-over: Se você tem claro qual é a cultura do seu negócio, você conseguirá contratar funcionários que tem o perfil correto e isso diminuirá a sua rotatividade.
  3. Melhor desempenho e satisfação: Equipe que se sentem unidas por um cultura única e que faz sentido para todos sentem-se mais à vontade de trabalhar e fazem melhor seu trabalho.
  4. Maiores resultados de negócio: Se a sua cultura for forte e alinhada com o seu negócio, isso irá afetar seu resultado positivamente no longo prazo.

Como Construir uma Cultura Organizacional Forte:

Apesar de muito ser dito sobre empresas com cultura forte e todos os benefícios disso, pouco se falar sobre os elementos necessário para se alcançar esse estado de desempenho. Logicamente, o primeiro passo para se construir uma cultura forte é que a equipe de gestão do negócio entenda a sua importância e acredite que esse é um fator decisivo no resultado. Após isso, vamos listar alguns elementos que tipicamente estão presentes em empresas de referência:
  1. Reconhecimento da importância da cultura
  2. Alinhamento da cultura com os resultados
  3. Alinhamento da cultura com a personalidade e história dos fundadores e principais líderes
  4. Repetição da comunicação
  5. Constância de propósito
Muito da cultura está relacionada às atitudes da liderança da empresa, portanto não adianta criar um plano lindo e uma comunicação bem feita se as ações a liderança são contrárias à cultura proposta.

Exemplos de Manual do Funcionário:

Atualmente, o elemento de comunicação mais famoso e utilizado em empresas ao redor do mundo é o manual do funcionário. Ele serve para apresentar a cultura e regras de funcionamento da empresa para novos funcionários, mas também para relembrar os antigos sobre o que é valorizado no negócio. Ler diferentes exemplos de manuais vão lhe fornecer exemplos bons de como as empresas lidam diferentes com as mesmas situações e ajudar a escolher qual é o perfil do seu negócio.
Neste link, em inglês, você terá dezenas de diferentes manuais para baixar e se inspirar: https://tettra.co/culture-codes/handbooks/

Principais Livros sobre Cultura:

Além dos manuais de funcionários, outra boa fonte de inspiração para se pensar na cultura que você gostaria de estimular no seu negócio, são os grandes livros que contam casos de sucesso e de empresas que conseguiram criar um grande alinhamento entre cultura e resultado.
LUZ Prime