O que são as 5 Forças Competitivas de Porter

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O que é: Michael Porter estabeleceu um modelo que viabiliza fazer uma análise mercadológica, no qual explica os fatores que influenciam o mercado e que afetam o comportamento de compra.

Por que fazer: Os principais objetivos de uma empresa estão relacionados ao ambiente competitivo, assim como, na identificação de estratégias e ações futuras para a obtenção de vantagem. Além disso, este modelo desenvolvido por Porter constitui os determinantes estruturais concorrência, que muitas vezes é intensa.

O modelo de análise mercadológica de Porter

O modelo de Porter estabelece cinco tipos de força: rivalidade entre os concorrentes, ameaça de novas empresas, ameaçam de produtos e serviços substitutos, poder dos fornecedores e poder dos compradores. Vamos falar um pouco de cada um deles logo mais:

1. Competitividade da concorrência

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Isso ocorre nas disputas por posições táticas que envolvem preços, propagandas, introdução de novos produtos, melhora nos programas de distribuição, entre outros fatores.

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2. Risco de novos entrantes

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Estabelece novas condições no mercado, uma vez que a ameaça de um novo concorrente depende da presença de barreiras e da reação de empresas que já estão inseridas no mercado. Neste contexto, a ameaça é alta quando a economia de escala é baixa, o capital necessário é baixo, a diferenciação de produtos é pequena, entre outros.

3. Ameaça de substitutos

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Os produtos podem limitar um potencial de retorno de um mercado, porque estabelecem um teto nos preços. Além disso, se eles conseguem firmar um ganho na relação custo/ benefício, quando comparados aos produtos atuais, eles podem representar uma grande ameaça ao mercado.

4. Poder dos fornecedores

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Eles fornecem um poder de barganha sobre os participantes do mercado quando ameaçam aumentar os preços ou diminuir a qualidade que existe nos produtos. Assim, o poder de barganha dos fornecedores é alto quando a disponibilidade dos produtos substitutivos é baixo, os custos de troca do comprados são altos, a importância do comprador para o fornecedor é baixa, entre outros.

5. Poder dos compradores (clientes)

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Eles influenciam o mercado porque ao forçar o preço para baixo, demandar uma qualidade maior ou mais serviços. Devido a isso, os compradores conseguem ter a capacidade de acirrar a concorrência dentro de um mercado específico.

O modelo desenvolve algumas conclusões como, por exemplo, quando as forças são grandes é que o mercado analisado apresenta-se menos atrativo e lucrativo. Porém, quando as forças não são tão intensas, o mercado é mais lucrativo e atrativo.

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