Aprenda Microsoft Excel Básico

0
11290
Aprenda o básico de Microsoft Excel
LUZ Prime

O pacote Office da Microsoft oferece uma ferramenta muito útil para o dia a dia da sua empresa. Estamos falando do Microsoft Excel, uma ferramenta que possibilita a criação de planilhas. Depois de muitos pedidos, decidimos escrever este texto com as primeiras dicas para quem quer aprender excel básico. 🙂

Estas planilhas possuem centenas de funções e utilizações. A partir delas você pode, por exemplo:

  • Criar controle de RH
  • Gerar boletos
  • Gerar gráficos para apresentação de dados
  • Gerir projetos
  • Automatizar tarefas e realizar cálculos

Estes são apenas alguns exemplos de utilizações para uma planilha de Excel. E para que você possa aproveitar ao máximo o Excel, vamos começar a explicar dois conceitos básicos: células e funções matemáticas. Acompanhe o nosso post e aprenda o básico de Microsoft Excel!

Curso de Excel Online

Aprenda sobre células

As células é um retângulo em que você pode inserir dados (textos, fórmulas etc).

LUZ Prime

http://i.imgur.com/rtPDgWk.png

Cada célula possui um endereço, que é o resultado entre o cruzamento das linhas e colunas.

http://i.imgur.com/GBHuWWT.png

Uma função interessante e muito útil do Excel é o preenchimento automático. É possível preencher várias células sequentes com o mesmo dado.

Para isso, posicione o cursor do mouse até ser apresentada a alça de preenchimento. Quando apresentada, pressione o botão esquerdo do mouse e arraste até selecionar todas as células que deseja preencher com aquele dado. Pronto, ela será preenchida automaticamente.

http://i.imgur.com/uhZG3LC.png

Aprenda sobre funções matemáticas

As funções matemáticas são muito utilizadas no Excel. Com elas é possível automatizar várias tarefas pelo próprio Excel. Por exemplo, você pode inserir funções matemáticas para indicar que deseja somar uma determinada quantidade de dados, por um período.

Todas as funções matemáticas devem ser iniciadas na célula com o sinal =. Veja:

http://i.imgur.com/l06AvCa.png

No nosso exemplo, vamos fazer um cálculo bem simples, dentro da própria célula. Então eu vou escrever a seguinte fórmula: =10+10.

http://i.imgur.com/qLqsKHi.png

Ao pressionar a tecla Enter, o Excel apresenta o resultado.

http://i.imgur.com/Er66DK3.png

Curso de Excel Online

Calculando células

Você pode também calcular os dados inseridos em várias células diferentes. Acompanhe o nosso exemplo e aprenda como fazer.

Em nosso exemplo, nós vamos fazer uma planilha financeira simplificada, somando as despesas do mês. O resultado total das despesas será subtraído do salário.

http://i.imgur.com/jC1J0zA.png

1 – No campo total digite o sinal =.

http://i.imgur.com/Yn5wCMr.png

2 – Em seguida digite a palavra soma. Selecione a opção SOMA apresentada.

http://i.imgur.com/i5ilPS4.png

3 – Agora, selecione as células em que estão indicados os valores referentes às despesas e pressione a tecla Enter.

http://i.imgur.com/Mn01Mic.png

4 – Agora vamos subtrair o valor total das despesas do salário, para obtermos o saldo mensal. Digite = na célula referente ao saldo. Selecione a célula com o valor do salário, digite o sinal -, e selecione a célula referente ao valor total das despesas. Pressione a tecla Enter.

http://i.imgur.com/woBEDf6.png

5 – Pronto! Agora você obteve o resultado do valor do saldo mensal.

Gostou do post? Então confira o nosso curso básico de Excel!

Curso de Excel Online

LUZ Prime
Artigo anteriorComo calcular raiz quadrada no Excel
Próximo artigoComo Somar no Excel
Administrador e turismólogo, apaixonado pelas possibilidades que o Excel dá para gestores, empreendedores e estudantes. É sócio diretor da área de planilhas na LUZ - Planilhas Empresariais (luz.vc) e é o responsável pelo desenvolvimento das planilhas com foco empresarial e pessoal comercializadas em seu site. Também ministra os cursos online de Excel (cursos.luz.vc) e gosta de ajudar milhares de planilheiros por meio do Fórum e Blog da LUZ.