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Como Montar uma Confecção de Roupas

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Como Montar uma Confecção de Roupas
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Uma confecção de roupas é uma empresa que transforma as matérias primas (tecidos, linhas, botões) em um produto final (camisas, uniformes, calças), seguindo uma produção em série.

Sua produção pode ser de duas formas: trabalhando por contrato de outras empresas, produzindo as roupas para eles ou confeccionando a marca própria, para venda direta ao consumidor.

Produtos e suas Características

Uma confecção de roupas pode produzir diversos tipos de produtos. Uniformes em geral, camisas, calças, tudo que envolve a produção de roupas pode ser feito na confecção de roupas.

Uma das principais características dos produtos de uma confecção de roupas é a uniformidade. Como é produzido em série, as peças seguem a padronização definida pela empresa.

Ainda na uniformidade, também pode ser visto a utilização dos mesmos materiais para a produção.

Vantagens e Desvantagens

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Iniciar uma confecção de roupas tem muitas vantagens. As principais são:

Linha de produção

A linha de produção otimiza o serviço das confecções. Organizando em setores, a produção se torna mais dinâmica. Com colaboradores especializados nas funções, tudo se torna mais rápido e com menos desperdícios.

Ramo de Negócio

O setor de vestuário sempre é muito aquecido no cenário nacional. Grande parte das empresas utiliza uniformes e uma confecção de roupas pode suprir essa procura.

Baixo custo de início

Para ingressar no mercado de confecção de roupas não é necessário um grande investimento, comparado com outros ramos de negócio.

Maior lucro

Por ser o fabricante, os lucros de uma confecção de roupas é maior, pois elimina os intermediários até o consumidor final. Também é importante salientar que o custo das matérias primas para uma confecção também são menores.

Por outro lado, uma confecção pode ter suas desvantagens. Iremos discutir elas abaixo:

Padronização

Para pessoas mais criativas, a padronização da confecção de roupas pode ser um empecilho, pois pode limitar a criatividade na produção.

Contratação de Pessoal

Mão de obra qualificada para as funções em uma confecção de roupas pode ser escasso e caro. Uma saída é treinar os funcionários que foram contratados para desempenhar as funções.

Distribuição dos produtos

Uma confecção pode encontrar problemas e custos para a distribuição de seus produtos a longas distâncias.

Desafio do Mercado

Em uma área tão promissora, os desafios de mercado são constantes. Dentre elas, podemos destacar a concorrência, sustentabilidade, funcionários capacitados, aumento do custo da matéria prima, impostos e burocracia.

Com várias pessoas buscando independência financeira e partindo para um negócio próprio, cria-se a concorrência. Sem falar na concorrência internacional, com lojas de países com mão de obra mais barata dominando o setor. Um exemplo desses países é a China. Os principais desafios no mercado são:

  • A China é uma forte concorrente, com alta tecnologia, mão de obra barata e uma política de impostos bem mais competitiva que a realidade brasileira.
  • Sustentabilidade. Os impactos ambientais em uma confecção de roupas é algo a se preocupar, pois além do prejuízo social, o governo pode determinar multas pesadas.
  • Ter funcionários capacitados. Aqui, temos dois problemas principais: encontrar de fato os funcionários capacitados para as funções na empresa e os salários desses profissionais.

Com a recente crise política e financeira do país, o custo da matéria prima pode flutuar. Isso porque, grande parte, é baseada no preço do dólar.

Então isso torna o mercado volátil as alterações do valor da moeda. Isso para o empresário é uma dificuldade, pois seu custo que deveria ser fixo, pode se alterar para mais dependendo das circunstâncias do mercado nacional.

Se tratando de um empreendimento no Brasil, a burocracia e os impostos sempre estão presentes como dificuldades. Especialmente em uma confecção de roupas, que é enquadrada como uma indústria, exige-se licenças ambientais para seu funcionamento. Isso pode atrasar a abertura da empresa.

Na categoria de impostos, deve-se escolher o regime de tributação adequado para a atividade. A escolha de um regime errado pode levar a empresa a recolher muito mais impostos do que seria devido em outro regime. Para essa decisão, é fundamental a orientação de um contador.

Capital Inicial Estimado

O capital inicial de investimento para uma confecção de roupas irá variar muito de acordo com o tamanho do negócio.

Mas em todos os casos, há sempre custos que serão considerados. Maquinários, matérias primas, instalações, taxas de legalização da abertura são gastos que estão presentes independente do porte da empresa. Com esse pequeno investimento inicial, já é possível iniciar as operações da confecção.

Com o tempo e aumento de cliente, novos investimentos serão necessários, mas podem ser mais fáceis de serem realizados, visto que a empresa já possuirá capital de giro e reservas financeiras maiores.

Como Abrir uma Confecção de Roupas

Para se abrir uma confecção de roupas, devem ser seguidos alguns passos, para a regularização da empresa e suas atividades. Também devem ser feitos estudos de mercado antes de se iniciar a empresa.

1)  Defina o local da empresa

O local onde será sua confecção de roupas deve ser bem localizado, possuindo estrutura física para comportar uma empresa dessa atividade.

Construir um imóvel próprio para isso é uma alternativa aos aluguéis, porém é mais custosa e pode demorar muito.

Além da estrutura para a confecção, é importante salientar que também deva possuir instalações para os funcionários, banheiros, vestiários, cozinha e uma área para escritório.Definido a estrutura, é importantíssimo adequá-la às exigências dos órgãos responsáveis pelos alvarás de funcionamentos (Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária).

2) Compra dos equipamentos

Importante fase no início da empresa, pois aqui vai uma parcela considerável do orçamento.

Comprar os equipamentos da confecção de roupas é uma tarefa árdua, pois é necessário pesquisa de preços, avaliação da capacidade das máquinas.

Nessa etapa também serão adquiridos as mesas, cadeiras, luminárias, balcões e todos as ferramentas necessárias para o início da atividade.

3) Compra dos materiais da Confecção

Aqui devem ser comprados os materiais para a confecção de roupas, já visando o objetivo da empresa, como serão as peças que serão produzidas, quais tipos de tecidos.

Também vale a pesquisa de fornecedores, pois há grandes diferenças de preço e negociando um preço bom, é possível uma maior margem de lucro.

4) Contratação dos Funcionários

Após todos os passo, é hora de encontrar sua equipe inicial. Nesse ponto, é importante equilibrar a mão de obra especializada a um preço razoável.

Uma dica interessante é contratar primeiramente o pessoal da área administrativa, pois com a essa equipe, eles já conseguem negociar com fornecedores e cumprir as demais obrigações da empresa.

Após isso, parte-se então para a contratação dos designers, costureiras e demais colaboradores.

Definições do Negócio

A indústria têxtil é um dos grandes mercados mundiais, possibilitando várias áreas para expansão do negócio.

A dica aqui é se especializar em uma área e buscar clientes para a empresa.

No ramo de exportação, o Brasil atualmente é o terceiro no mundo. Com tanto mercado há muita movimentação de valores, chegando aos incríveis US$ 46 bilhões anuais.

Principais Fornecedores

Em uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar diversos fornecedores confiáveis com preços acessíveis. No início de negócio isso é uma boa alternativa.

Conforme o empresário for conhecendo o mercado, é possível ampliar a lista de fornecedores, buscando sempre melhores opções de preços e qualidade dos materiais da confecção.

Referências no mercado

Há diversos pólos no mercado de confecção de roupas no Brasil, onde podemos destacar Belo Horizonte, Nova Serrana, Divinópolis e São Paulo, especialmente no bairro do Brás.

Todas essas localidades possuem uma forte economia voltada a confecção de roupas, com diversas lojas, tanto no atacado quanto varejo, com preços acessíveis.

Como Abrir uma Empresa

Há uma séria de regras e ritos a seguir para a abertura de empresas no Brasil.

Caso você queira que a sua loja receba o dinheiro e emita nota fiscal, você deverá abrir a sua empresa legalmente. Nós temos um post detalhando cada etapa da abertura de uma empresa, mas aqui vamos aproveitar para listar os principais pontos:

  • Criação do Contrato Social
  • Registro na Junta Comercial
  • Emissão do CNPJ e Escolha de Atividade
  • Inscrição Municipal e Estadual
  • Alvarás de Funcionamento
  • Licenças

Dicas Especiais para Novos Negócios

Iniciar um novo negócio sempre é difícil. Não é apenas conseguir colocar produtos à venda.

Abrir uma confecção exige uma série de cuidados a serem tomados, sempre tendo que pensar bem antes das decisões.

Por isso, vou listar abaixo alguns dicas especiais para quem quer realmente empreender.

Defina um cliente (segmento) bem específico

Como já apontado anteriormente, é importantíssimo a definição de seu negócio para que se tenha especialização em seu empreendimento.

Tentar abraçar o mundo é um erro muito comum no início. O empresário deseja o maior número de clientes possíveis.

Mas isso a longo prazo é insustentável. Deve haver uma seleção dos clientes, formas de se trabalhar para que a empresa consiga sustentar suas atividades.

Precificação Específica

A precificação é uma parte essencial do negócio, pois ela pode definir se um cliente irá ter relações comerciais com sua empresa.

Há diversos tipos de cálculo para o preço de venda de um produto. Os mais conhecidos são o preço baseado em custos, preço baseado em concorrência e preço baseado na percepção dos compradores

O preço baseado em custos leva em consideração todos os custo envolvidos a produção do produto, adicionando a margem de lucro. Com isso, se encontra o valor final da mercadoria para revenda.

O preço baseado na concorrência considera os valores praticados por empresas que vendem mercadorias relacionadas a seu negócio ou prestam serviços parecidos com a sua empresa.

O preço baseado na percepção dos compradores é feito pelo valor que o consumidor dá a seu produto ou serviço. Isso se baseia no fluxo de compras e se o cliente procura opções para substituir seu produto ou serviço.

Em nosso site, temos uma área especializada que explica sobre a precificação dos produtos.

Estudo de Viabilidade Econômica

O estudo de viabilidade econômica é fundamental para a empresa. É uma projeção de fluxos de caixas futuros de uma ideia de negócio ou investimento.

Nessa análise, é possível ver o potencial do projeto de gerar receitas e, deduzindo as despesas, gerar lucro.

Em nosso site, temos artigos aprofundados sobre essas análises.

Faça testes com uma fração do custo

Após todas as análises, está na hora de testar em prática. Pegue uma fração do seu custo e projete a vida da empresa nessa amostragem.

Teste os mais diversos cenários, trabalhe com as probabilidades, esteja preparado para as mais diversas situações.

Analisando e se preparando antecipadamente, é possível enfrentar situações desfavoráveis de maneira mais consciente e precisa.

Planilhas para Confecção de Roupas

Mas são tantos aspectos para ficar atento, tantos cálculos, como vou conseguir fazer isso tudo ?

Aqui em nosso site, nós temos a solução para todas as situações. Vamos abaixo listar as principais planilhas que você irá utilizar nessa fase de seu projeto.

1)  Planilha de Controle de Confecção

Com a planilha é possível fazer a gestão das matérias primas de produção dos produtos da confecção de roupas, controle de compras e estoque.

Também é feito o controle dos pedidos feito por clientes, controle da linha de produção visando as entregas.

Ainda nessa planilha é possível fazer o financeiro de sua confecção, com controle de fluxo de caixa, com custos, margem de contribuição, despesas e lucro/prejuízo.

2) Planilha de Controle de Entrega de Mercadorias

Nessa planilha, é possível a gestão das logísticas da empresa, responsável pela entrega das mercadorias. Ainda é possível organizar as informações dos entregadores, com datas e locais de entrega.

Com isso, o rastreio dos pedidos fica mais fácil, podendo ser localizado rapidamente, dando a você controle total sobre a logística.

3) Planilha de Controle de Estoque Consignado

Aqui será possível o controle do fluxo de entrega, vendas e compras dos produtos em consignação. Assim é possível ter uma visão do estoque, dos produtos com revendedores, observar as entradas e saídas, com fluxo de caixa incluso.

4) Planilha de Fluxo de Caixa

Uma das principais planilhas para o gerenciamento de um negócio, na planilha de fluxo de caixa é possível controlar todo o negócio.

Entradas e saídas, cadastro de tipos de receitas e despesas, ferramenta para lançamentos diários, acompanhamento do fluxo diário de entradas e saídas. Tudo isso com relatórios de fácil entendimento.

Ainda é possível determinar metas de caixa, elaborar automaticamente a DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, controlar contas a pagar e receber.

Uma planilha completa, de uso descomplicado e pronta para auxiliar no seu negócios!

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