Use o diagrama de causa e efeito para encontrar falhas em sua empresa

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diagrama de causa e efeito
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1. Tudo sobre Gestão da Qualidade
2. O que é Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Espinha de Peixe

Nesse artigo falaremos sobre:

Breve introdução ao diagrama de Causa e Efeito

O diagrama de causa e efeito também é conhecido como diagrama de Ishikawa ou de espinha de peixe e ele tem esse nome porque tem como principal objetivo analisar um problema (efeito) e descobrir quais são os principais fatores (causas) que podem estar gerando esse erro ou falha.

Use o diagrama de causa e efeito para encontrar falhas em sua empresa 1

Já falamos de forma mais aprofundada sobre o diagrama de causa e efeito em outros posts. Se quiser entender todos os seus detalhes, recomendo o nosso artigo sobre o que é e como fazer um modelo de diagrama de Ishikawa no Excel

Por mais que os primeiros usos desse diagrama tenham sido realizados no meio industrial, fica óbvio que sua aplicação pode ser realizada em qualquer área de qualquer empresa e, para fazer isso é importante entender a estrutura de funcionamento de qualquer negócio.

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Do que as empresas são feitas

Pode não ficar 100% claro em um primeiro momento, mas todas as empresas do planeta são feitas e regidas por processos. Vamos ver o caso da LUZ. Somos uma empresa que vende planilhas empresariais, então podemos levantar alguns processos mais importantes:

Use o diagrama de causa e efeito para encontrar falhas em sua empresa

Processos da área de desenvolvimento de planilhas

  • Levantamento de possibilidades de novas planilhas
  • Planejamento de funcionalidades da planilha
  • Desenho da estrutura da planilha
  • Desenvolvimento da planilha em Excel
  • Revisão e testes de planilha pronta
  • Criação de arquivos da planilha desenvolvida
  • Desenvolvimento de planilha demonstrativa para download
  • Criação de página do produto (com descrição, demo e vídeo explicativo)

Processos da área financeira

  • Levantamento de possibilidades de corte de custos
  • Análise de possibilidades de investimentos
  • Aprovação de novos custos
  • Emissão de notas fiscais
  • Pagamento de fornecedores
  • Pagamento de equipe/funcionários
  • Envio de documentos para contabilidade
  • Criação de relatório e apresentação financeira

Esses são apenas alguns dos processos que fazem com que a nossa empresa funcione corretamente. Obviamente que se a gente fosse listar todos os processos que realizamos em nosso dia a dia esse artigo ficaria muito maior, já que para cada área de negócio (marketing de performance, marketing de conteúdo, tecnologia/programação, entre outras) existem uma série de atividades que precisam ser realizadas cotidianamente para que os resultados sejam alcançados.

Use o diagrama de causa e efeito para encontrar falhas em sua empresa 1

De toda forma, eu mostrei esses exemplos justamente para te estimular a refletir sobre quais são os processos mais importantes do seu negócio e que, sem eles, com certeza ocorreriam problemas graves na estrutura de funcionamento da sua empresa.

Use o diagrama de Causa e Efeito para achar falhas em processos

Se você começou a pensar nos processos, deu o primeiro passo para encontrar as falhas que podem existir neles. Agora, com tantos processos você deve estar pensando quais deve analisar primeiro. Vou falar mais uma vez da nossa experiência aqui na LUZ.

Temos o costume de constantemente analisar indicadores de todas as nossas áreas, desde a financeira até a produção de conteúdo para o nosso blog. Para cada uma dessas áreas, quando encontramos um indicador abaixo da nossa meta ou em declínio, buscamos as causas que podem estar gerando esse problema (efeito). Vamos ver mais dois exemplos gerais de empresas:

1. Aumento de custos

Se sabemos que estamos gastando mais do que deveríamos ou planejamos, precisamos analisar o que pode estar gerando isso. No nosso caso, levantamos uma série de possíveis causas:

  • Matéria prima com defeitos (gerando recompra de materiais)
  • Fornecedores caros
  • Falta de processo de contratação de fornecedores
  • Uso excessivo de equipamentos e máquinas (gerando maior custo de reposição)
  • Excesso de funcionários
  • Salários altos
  • Equipamentos obsoletos (necessidade de reposição)
  • Necessidade excessiva de manutenção
  • Layout inadequado de chão de fábrica
  • Fábrica distante do centro de distribuição (gerando custos com logística e transporte)
  • Falta de controle de qualidade de produtos (pedidos de devolução)
  • Ausência de indicadores de custos

Use o diagrama de causa e efeito para encontrar falhas em sua empresa 1

Veja que todas essas causas podem ser organizadas na nossa planilha de diagrama de causa e efeito:

diagrama de causa e efeito - causas

Depois dessa listagem, basta pontuar os itens que julga mais importante e continuar a investigação, criando planos de ação e diretrizes para corrigir o que estiver errado.

Use o diagrama de causa e efeito para encontrar falhas em sua empresa

2. Pouco engajamento no blog

O processo será similar, se você sabe que está perdendo visitantes no seu blog ou se está tendo visitantes menos engajados, precisa investigar quais são as causas para isso estar ocorrendo. No nosso caso, levantamos os seguintes fatores:

  • Posts muito técnicos
  • Posts muito curtos e teóricos
  • Estrutura mal definida de posts
  • Produção de posts terceirizada (e consequentemente com qualidade menor)
  • Uso de plataforma inadequada
  • Falta de controle de engajamento

Mais uma vez utilizei a nossa planilha de diagrama de causa e efeito para organizar as causas para o nosso problema de pouco engajamento com o blog.

diagrama de causa e efeito - causas para pouco engajamento no blog

Não preciso nem falar que encontrar as causas é só o primeiro passo desse processo né? Depois de listar as principais causas e classificar as mesmas, vale muito a pena fazer um exercício de planejamento de ações para corrigir falhas e de acompanhamento dessa execução, assim como no exemplo mostrado abaixo:

diagrama de causa e efeito - planilha de diagrama de ishikawa

Se estiver pensando em como colocar isso na prática, vale a pena dar uma olhada na nossa planilha de diagrama de causa e efeito em Excel.

Use o diagrama de causa e efeito para encontrar falhas em sua empresa 1

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