Matriz GE/Mckinsey: O que é e Como Usar

0
15440
LUZ Prime

O que é: Essa foi uma matriz criada pela consultoria Mckinsey ao longo de um projeto na General Eletric na década de 70. Assim como a Matriz BCG (Boston Consulting Group), a matriz Ge/Mckinsey, tem como objetivo analisar um portfolio de produtos ou unidades de negócio com o objetivo de definir investimentos futuro.

Matriz GE/Mckinsey: O que é e Como Usar

Matriz GE/Mckinsey vs Matriz BCG

Diferentemente da Matriz BCG que tem como objetivo fazer o cruzamento em 4 quadrantes com os eixos “Participação de Mercado” e “Crescimento de Mercado”, a Matriz GE/Mckinsey avalia os eixos “Força Competitiva” e “Atratividade do Mercado” gerando o cruzamento de 9 quadrantes de acordo com 3 intensidades para cada eixo: Baixa, Média ou Alta.

 

Como Usar a Matriz GE/McKinsey

Essa ferramenta é muito popular e útil principalmente pela sua praticidade e simplicidade no uso. Abaixo, vou demonstrar os passos que você deve seguir para desenvolver e aplicar a matriz na sua empresa, utilizando como base a nossa planilha já pronta de matriz GE/McKinsey.

LUZ Prime

1) Lista de Unidades de Negócios/Portfolio com sua Classificação

A primeira etapa é listar todas as unidades de negócios ou produtos do seu portfolio que você deseja analisar e classificá-los de acordo com sua Força Competitiva e Atratividade. Nesse momento, ajuda muito definir logo os extremos, ou seja, qual é sua unidade mais competitiva e o que isso representa para sua empresa, assim como a menos competitiva e qual mercado é o mais atrativo de todos e o menos atrativo.

Matriz GE/Mckinsey: O que é e Como Usar 1

2) Verifique e Interprete as 5 Classificações da Matriz GE/McKinsey

A Matriz GE gera 9 blocos diferentes de classificação para as suas unidades de negócio/portfolio que vão indicar de maneira geral a estratégia que deve ser seguida. No caso do uso da nossa planilha, as unidades já estarão posicionadas automaticamente. Vamos ver abaixo como interpretar cada bloco

a) Força Competitiva Alta + Atratividade de Mercado Alta = Investimento Prioritário

Isso quer dizer as unidades dessa área, devem receber a maior parte dos investimentos e atenção, pois são o motor de crescimento do negócio.

b) Força Competitiva Média + Atratividade Mercado Alta ou Vice-Versa = Investimento Seguro e Crescimento

Nessas unidades, você deve continuar investindo uma parte do seu capital, com o intuito de corrigir a competitividade ou atratividade para torná-los em investimento prioritário.

c) Força Competitiva Alta e Atratividade Baixa ou Vice-Versa ou Ambos Médios = Investimento Seletivo/Cauteloso

Nesses casos, só deve-se investir se houver capital excedente dos investimentos prioritários e seguros, pois o risco dessas unidades aumenta consideravelmente.

d) Força Competitiva Média e Atratividade Baixa ou Vice-Versa = Expansão Limite/Colheita

Se a unidade for minimamente lucrativa, vale manter um investimento padrão para continuar operando. Caso contrário, deve-se planejar a sua saída.

e) Força Competitiva Baixa e Atratividade Baixa = Zona de Perigo/Desinvestir

Matriz GE/Mckinsey: O que é e Como Usar

Nessas unidades, deve-se buscar a melhor maneira de se desfazer do investimento e reduzir as perdas, pois as perspectivas futuras são negativas.

Matriz GE/Mckinsey: O que é e Como Usar 2

3) Crie um Plano de Ação

Não adiantar analisar e analisar, sem agir em cima das informações obtidas. Embora isso não faça parte obrigatória da criação de uma matriz GE, nós sugerimos e incluímos em nossa planilha, uma área para a definição de ações para cada unidade de negócio, com responsáveis e prazo de conclusão.

Matriz GE/Mckinsey: O que é e Como Usar 3

4) Veja o Cenário Maior

Por fim, na nossa planilha de matriz GE/McKinsey, também recomendamos que você pare para analisar o cenário geral do seu negócio, isto é, ver como ficou a sua distribuição das unidades de negócio como um todo, refletir se isso está fazendo sentido com a realidade e também acompanhar o andamento macro dos seus planos de ação.

Matriz GE/Mckinsey: O que é e Como Usar 4

Caso você queira começar a desenvolver a sua matriz hoje, nós temos uma planilha de matriz GE/McKinsey já pronta para uso e que pode ser testada gratuitamente antes da aquisição.

Matriz GE/Mckinsey: O que é e Como Usar

LUZ Prime