Como expandir sua estratégia de marketing no exterior

3
609
Prime LUZ
Prime LUZ
Prime LUZ
Prime LUZ

O inglês é a língua internacional do comércio. E ainda, se você decidir expandir seus negócios para um país estrangeiro e comercializar seu produto lá em inglês, os consumidores provavelmente não comprarão de você.

De acordo com uma enquete da CSA-Research envolvendo 3.000 compradores online de 10 países, revelou que 60% deles nunca ou raramente compram em sites somente em inglês. Além disso, 75% dos participantes afirmam que desejam conteúdos no seu próprio idioma.

O resultado dessa enquete nos leva a uma conclusão lógica: se você está trazendo sua empresa para o exterior, tem que ajustar sua estratégia de marketing.

Como?

Aqui estão algumas dicas úteis.

Prime LUZ
Prime LUZ
Prime LUZ
Prime LUZ

1. Conheça seu novo público

Se você deseja que sua estratégia de marketing seja bem-sucedida no exterior, deve sempre atingir um público local. Isso significa que você terá que começar a construir sua buyer persona-alvo do zero. Afinal, seu novo público terá necessidades diferentes e você deve levá-las em consideração.

Portanto, comece pesquisando seu público-alvo, incluindo:

Dados demográficos: idade, sexo, localização, idioma, educação, trabalho, estado civil, renda etc.
Dados psicográficos: hobbies, objetivos, desafios, necessidades etc.

Essas métricas fornecem uma compreensão geral de seu comprador-alvo e de qual conteúdo você precisa para chamar sua atenção.

Também é uma ótima ideia realizar uma pesquisa rápida para perguntar ao seu público-alvo sobre suas necessidades e preferências de produto. Tudo o que você precisa fazer é esboçar algumas perguntas para obter as respostas de que precisa para sua estratégia de marketing.

Em seguida, publique sua pesquisa. Você pode fazer isso nas redes sociais, mas certifique-se de verificar através do Analytics se o seu público inclui pessoas do país de destino:

Como expandir sua estratégia de marketing no exterior 1
Facebook audience analytics

Não se intimide em coletar dados sobre seu novo público-alvo por meio de qualquer canal que você possa acessar. Ao final do dia, conhecer seu público ajudará você a conquistar mais clientes e solidificar sua presença no mercado externo.

2. Domine a língua materna do seu público

A próxima etapa associada ao estudo de seu público-alvo é aprender mais sobre sua cultura, mas o mais importante – seu idioma. Se seu objetivo é construir uma estratégia de marketing de sucesso que possa levar sua empresa para o exterior, você não pode ignorar o aspecto cultural.

Por que você mesmo precisaria aprender a língua de seu público-alvo? Você não pode simplesmente contratar um tradutor?

Você poderia, mas há uma boa citação em inglês de Benjamin Franklin – “Um investimento em conhecimento paga o melhor interesse”. Em outras palavras, se você deseja que sua estratégia de marketing funcione, você precisa ter um papel ativo em todos os processos de marketing.

O que aprender a língua do seu público-alvo proporcionará a você?

Aqui estão apenas alguns benefícios:

● Você entenderá melhor o raciocínio por trás dos padrões de compra do cliente.
● Você verá a motivação por trás da escolha do produto.
● Você terá um melhor entendimento das necessidades do seu comprador-alvo.

Essencialmente, conhecer a linguagem do seu público ajuda você a pensar como eles e a entender suas escolhas. Como resultado, esse conhecimento permite uma melhor escolha de estratégias e métodos de marketing.

3. Estude seus concorrentes

Por último, você não pode expandir sua estratégia de marketing no exterior sem estudar seus rivais. A análise da concorrência lhe dará insights valiosos sobre o que funciona e o que não funciona no mercado-alvo.

O que uma análise de concorrente deve incluir?

● Um estudo dos produtos que seus concorrentes oferecem.
● A análise da política de preços de seus rivais.
● Estratégia de marketing digital de seus rivais.
● Estratégia de marketing de conteúdo e tipos de conteúdo que seus concorrentes usam.
● Canais de comunicação que seus concorrentes usam para interagir com seus públicos.

Essencialmente, o que você está procurando são os pontos fortes e fracos das estratégias de marketing de seus concorrentes. Além disso, sua experiência no mercado-alvo irá ajudá-lo a definir sua própria maneira única de chegar aos corações de seus compradores-alvo.

Para você

Expandir uma estratégia de marketing no exterior é uma tarefa desafiadora, pois requer ainda mais pesquisa do que você faria para suas campanhas de marketing locais.

O melhor conselho é não apressar as coisas. Reserve um tempo para estudar seu público para entender melhor suas necessidades. Aprenda a língua que seu público-alvo fala para criar conteúdo localizado de alta qualidade. Estude seus concorrentes e suas estratégias de marketing.

O que você está tentando alcançar é uma experiência positiva para o cliente. Afinal, você precisa mostrar ao seu comprador-alvo por que ele deve escolher você em vez de qualquer outra empresa local que ofereça o mesmo produto.

Prime LUZ
Prime LUZ
Prime LUZ
Prime LUZ

3 COMENTÁRIOS

  1. Ryan is a passionate writer who likes sharing his thoughts and experience with the readers. Currently, he works as a blog article writer, you can check his last articles at preply.com. He likes everything related to traveling and new countries.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário
Por favor, digite seu nome