Aprenda a Analisar Produtos por Giro de Venda

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O que é: a análise de produtos por giro de venda é um instrumento bastante prático que busca responder a seguinte pergunta:

Qual produto está trazendo mais retorno de caixa para a minha empresa?

Por que usar: Sempre que você precisar analisar a rentabilidade trazida por um produto, com base tanto na margem de contribuição quanto no giro dele por mês. Só assim você terá noção da contribuição total dos seus produtos e poderá fazer um comparativo. Alguns produtos que têm muita margem, vendem pouco e outros produtos com pouca margem, vendem muito. É importante conhecer e avaliar essas informações para tomar decisões de negócio.

Como analisar: concentre em uma planilha os dados que permitirão conhecer a contribuição total de cada produto. Nomeie em colunas os seguintes itens:

1. O nome do produto;

2. Cada insumo necessário para a fabricação, criando uma coluna por insumo;

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3. Gastos com mão de obra;

4. Preço de venda por unidade;

5. Total de unidades vendidas.

O montante relacionado aos itens 2 e 3 geram o custo variável do produto. Ao inserir os dados relacionados à venda dos produto no mês, você poderá calcular a margem de contribuição, absoluta e percentual. A margem de contribuição é o dinheiro que sobra do preço de venda do produto, após diminuir o gasto variável unitário (custo variável por unidade menos as despesas variáveis). Já o percentual se refere ao índice de margem de contribuição, que é a margem dividida pelo preço de venda. Veja como ficaria em um exemplo:

análise por giro de venda

Analisar produto a produto pode ajudar a identificar quais seriam os melhores e piores produtos, segundo suas margens de contribuição, ou seja, do que cada um deles gera de verdade para o caixa da empresa. Você pode, inclusive criar um ranking desses produtos, com relação à margem de contribuição total e percentual.

Planilha de Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio

Uma planilha deve ser aplicada quando se deseja saber que produtos oferecidos pelo seu negócio de fato obtêm maior índice de sucesso de vendas, ou seja, mais dinheiro em caixa. Assim, você poderá apontar a exata lucratividade – ou falta de – a partir de cada produto, o que auxiliará na condução do seu negócio, visando chegar ao ponto de equilíbrio financeiro. Tudo isso por meio de medidas como: renovação de estoque, priorização de produtos ou mesmo decisões de investimento.

Quer descobrir agora mesmo qual produto gera mais receitas para sua empresa? O modelo de planilha de análise de ponto de equilíbrio criado pela LUZ pode ajudar. Faça já o download e comece a acompanhar essa importante métrica de negócios!

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